quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Dona Glória

Domingo foi aniversário da minha mãe. Dona Glória fez 67 anos e, a despeito de alguns problemas de saúde que surgiram há alguns anos – nada graves, graças a Deus –, esbanja vitalidade.

Aposentada desde julho de 1994, minha mãe faz de tudo um pouco: desenha, pinta, cozinha, dá aulas voluntárias de pintura, faz artesanato, entre outras coisas. Nas horas vagas ainda encontra tempo de passear um pouco. No ano passado, foi para a Alemanha, onde ficou por um mês. Este ano, visitou Portugal. Questionado por que não ia junto, meu pai foi taxativo: “Pra quê? Aqui tá bom!”. Então tá, né?

Funcionária do Ibama, preferiu retirar-se do trabalho alguns anos antes de garantir aposentadoria integral, para curtir “enquanto tem saúde”, como ela mesma explicou na época. Desde então, o acervo de quadros aumentou bastante – o dela, o nosso e os de nossos amigos. Confesso: fico inchado de orgulho quando dou de presente um quadro pintado pela minha mãe e ouço os elogios ao trabalho dela.

Minha mãe é um espetáculo. Batalhadora, rigorosa com nossa educação – se sou mal-educado, a culpa é exclusivamente minha – durona muitas vezes, amorosa sempre.

Mãe, um beijão! Sábado que vem estaremos aí.

Nenhum comentário: