quinta-feira, 2 de abril de 2009

G20 adere à filosofia do Pastel de Feira

Modestamente, o Pastel de Feira parece que está ganhando adeptos a sua filosofia: "Para quem gosta das coisas simples e boas da vida". Até o G20 aderiu. Vejam só matéria publicada nesta quinta-feira na Folha de S. Paulo.

Contra a ostentação, G20 chama Jamie Oliver para servir um jantar "rústico"
DE LONDRES

Depois do vexame de uma reunião do G8 no Japão no ano passado – em que um encontro para discutir a crise de alimentos no mundo teve um cardápio com oito pratos e 18 opções, como caviar e Kobe beef –, o governo britânico chamou o chef-pop-star Jamie Oliver para cuidar do jantar oferecido aos líderes do G20 ontem à noite.

No cardápio, o inglês deixou de lado os ingredientes sofisticados e fez um menu quase "rústico", com salmão com vegetais de entrada e carneiro com batatas, cogumelos e molho de menta de prato principal.

Além dos líderes do G20, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o jantar incluiu convidados como a autora de Harry Potter, JK Rowling, e a modelo festeira Naomi Campbell.

Oliver levou para ajudá-lo ontem à noite integrantes da cozinha de seu restaurante em Londres, o "Fifteen", que treina jovens de origem humilde para mantê-los afastados da violência e das drogas.

A escolha de Oliver, um chef megapopular em boa parte do mundo, famoso por descomplicar o modo de cozinhar, e desse menu tem tudo a ver com o atual momento de crise econômica.

Em entrevista à Folha no ano passado, Oliver já havia dito que gostava de "cozinhar boa comida caseira".

E a última coisa que os governantes querem é dar uma demonstração de que estão desconectados das dificuldades do cidadão comum, por isso o menu tão simples, incomum para uma reunião como essas.
(PDL)

Nenhum comentário: