sábado, 28 de agosto de 2010

Caldo verde - a receita

O caldo verde é uma receita fácil de fazer, saborosa de comer e muito boa para os dias frios. Vamos lá, porque não é sempre que tenho fotos boas pra ilustrar minhas receitas. Abraço ao amigo Fernando, de Lorena, que me ensinou a fazer esta iguaria.

Ingredientes: (para quatro pessoas)
Duas a três lingüiças calabresas defumadas, sem a pele e cortadas em cubinhos
200 g de bacon cortado em cubinhos
1,5 kg de batata inglesa descascada e picada em cubos
400 g de couve manteiga finamente picadas (os pacotes de couve já cortadas têm, em média, 200 g)
8 unidades de pão francês cortados em fatias
Sal
Azeite de oliva
O quanto bastar de tempero completo
Alho (opcional)

Importante: a quantidade de lingüiça e bacon pode variar conforme o gosto. Se quiser, coloque paio ou outros defumados de seu agrado. Eu prefiro apenas bacon e calabresa

Modo de fazer

Coloque as batatas para cozinhar em uma panela média (25 cm de diâmetro), com água o suficiente para cobrir bem as batatas. Se quiser, coloque uma colher de sopa de sal (não ponha muito, pois os outros ingredientes já contêm sal). Reserve em outro recipiente e não jogue a água fora, pois ela vai ser usada para processar a batata.



Na mesma panela usada para cozinhar a batata, frite bem o bacon e a calabresa, mexendo de vez em quando.



Enquanto frita, processe a batata usando um mixer ou um liquidificador, transformado tudo num creme médio – nem muito grosso, nem ralo. (Eu prefiro o mixer, pois faz menos sujeira e possibilita processar tudo de uma só vez no recipiente onde a batata foi reservada).



Quando as carnes estiverem bem fritas, acrescente tempero completo a gosto. Lembre-se de que é mais fácil acrescentar mais sal depois do que tentar enfrentar um prato salgado demais. Despeje o creme de batatas na panela, mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo para pegar bem o gosto das carnes. Depois de ferver bem por uns 10 minutos, veja se a espessura do caldo está do seu agrado, apurando mais ou acrescentando mais um pouco de água quente conforme seu gosto. Corrija o sal e está pronto.



Na hora de servir, coloque a couve crua picada nos pratos e sirva o caldo quente por cima. O calor do caldo vai cozinhar a couve no ponto certo. Há quem goste de colocar a couve direto na panela, mas eu prefiro no prato.



Regue com um fio de azeite e sirva acompanhado de fatias de pão.

Nenhum comentário: