quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sarriá, 5 de julho de 1982

Vi ontem à noite o VT (essa é antiga) de Brasil X Itália pela Copa do Mundo de 1982, na Espanha. O jogo ficou conhecido no Brasil como “A tragédia de Sarriá” – uma alusão ao nome do estádio, em Barcelona, onde foi derrotada a melhor seleção brasileira que eu vi jogar. Três gols de Paolo Rossi em incríveis falhas de marcação e de comunicação selaram o destino do time que até hoje é celebrado e cantado em prosa e verso, apesar de ter perdido a Copa.

Foi a primeira e única vez que chorei de tristeza por causa de um jogo de futebol.

PS: a ESPN tem exibido, às terças-feiras, grandes jogos de copas do mundo. VT na íntegra. Vale a pena, mesmo que seja pra sofrer novamente, como ontem.

Um comentário:

Paulo Henrique disse...

Também chorei naquela tarde de inverno no pé da Serra, meu amigo. Também foi a única vez. Tinha 11 anos, jogava no gol e já achava que Valdir Perez nunca poderia ser goleiro da seleção. O time era, realmente, muito bom, mas era frágil na marcação. Telê negligenciou isso. Chulapa também não estava no nível dos outros. Dinamite era muito melhor. Reinaldo jogou? Não lembro. Não gosto de rever aquele jogo.
abração