sábado, 31 de janeiro de 2009

Seis coisas - a convocação

Sábado de manhã e eu aqui, pensando em quem posso chamar para a brincadeira das seis coisas que não tenha feito ainda. Vamos lá, meus caros PH, Abu, Fábio (neste são dois blogueiros juntos), Tossulino e Mira.

As regras estão no post abaixo.

Mãos à obra!!

Marcelo

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Seiiiiis coisaaaas!! Versão brasileiraaaa B.K.S.

Fui chamado pela Alexandra (http://baldiblog-alexandra.blogspot.com/) e pelo Giancarlo (http://casaproenca.blogspot.com/) para listar seis coisas sobre mim. O critério é não ter critério.

Devo convocar seis blogueiros para fazer o mesmo. A desvantagem de entrar nestas brincadeiras depois que ela já rolou por vários dias é a falta de gente para indicar. Mas, vamos ver quem eu encontro.

Vamos lá:

1) Já vi Casablanca 38 vezes. Uma delas, no cinema.

2) Tenho uma memória de elefante e uma grande capacidade de fazer contas de cabeça. Já me rendeu muita coisa boa, mas também já me causou diversos constrangimentos.

3) Já trabalhei em escola de samba, fazendo carro alegórico, e desfilei vários anos no carnaval, como diretor de harmonia. Aquela pouco mais de meia hora que dura o desfile vale por todas as noites de carnaval de salão – de que eu também gosto, mas que nem chega perto.

4) Acho um crime pagar, em valores de 2009, mais do que R$ 100 ou R$ 120 em um par de tênis.

5) Quando criança, se minha mãe fizesse bife de fígado ou sopa, eu corria para a casa da minha tia e pedia para jantar lá, alegando que em casa não tinha comida. Hoje, meu ódio alimentar fica restrito à ervilha, a forma vegetal da barata. Eu realmente acredito que, se fosse permitido às baratas mudar de forma, elas escolheriam ser ervilhas.

6) Roo os cotovelos de inveja quando leio coisas como “...Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos” ou então “Não te irrites se te pagarem mal um benefício: antes cair das nuvens, que de um terceiro andar”, ambas do Machado de Assis. Ou então quando alguém, ao cumprir esta tarefa de listar seis coisas, que acabo de fazer, tem a capacidade de criar pérolas como esta: “Eu me correspondo secretamente com a Nicole Kidman”, (o 6º segredo do Maurício Oliveira). Miserável!! Vai ter criatividade assim lá nos quintos.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Olha a bagunça!!


Complementando o post anterior, com o passo-a-passo da farofa de içá, vai uma foto da criançada bagunçando o coreto, naquela mesma noite. Fernando fez a fogueira. Mariana, Letícia e Victor fizeram a festa.

O passo-a-passo da farofa de içá! Finalmente!

Meus amigos, finalmente resolvi aparecer por aqui novamente. Voltei a trabalhar e, sacumé, não dá tempo pra muita coisa.

Conforme prometi, aí vai o passo-a-passo da farofa de içá. Ilustrado com fotos tiradas lá em Lorena, no sítio do Fernando Miyazaki, que nos recebeu, como de hábito, muito bem. A noite foi de um ecletismo gastronômico incomparável. Além da farofa de içá, ainda rolou sashimi de tilápia, pirão de peixe, linguiça e costelinha de porco. Enfim, uma loucura.

Mas, vamos lá. Prometo ficar sem falar de içá por um bom tempo. O povo pode ficar enjoado.
Você vai precisar de bacon, farinha de mandioca torrada (aquela um pouco mais grossa é melhor), alho e sal.
Taí o bicho in natura, congelado e guardado a sete chaves pelo outro Fernando, o Alves. O Fernando Miyazaki foi quem preparou a farofa.



1) Limpe o içá, retirando patas, asas e ferrão, conforme o Fernando Alves faz aí. Sobram o abdome e a bunda. Lave bem e reserve.



2) Numa panela, frite bem o bacon picadinho e o alho, também bem picadinho.



3) Quando o bacon estiver a seu gosto (lembre-se de que ele vai continuar na panela, quando entrar o içá), acrescente o içá.



4) Deixe fritar e vá mexendo de vez em quando até dar o ponto desejado. Corrija o sal.




5) Acrescente a farinha de mandioca torrada. Aquela mais grossa “casa” melhor com o prato.




Está pronta a farofa. Agora é só reunir grandes amigos e mandar ver, de preferência com uma cerveja bem gelada!


sábado, 3 de janeiro de 2009

A turma do Leôncio


Neste sábado, reunimos a turma que se formou no final de 1989 no colegial (sou muito velho pra esta história de ensino médio). Não tinha muita gente, mas a animação foi enorme. Taí uma foto da turma.

Olha o içá aí!!!


Pra quem tinha curiosidade em ver o famoso içá, aí tem uma foto do bicho pronto. Na segunda-feira, vamos preparar aquela farofa especialíssima de içá. Na terça eu coloco as fotos do preparo.